Conheça um pouco mais sobre este mestre destemido e oriundo do Jiu Jitsu e o seu legado
Jorge Pereira um guerreiro celebre do MMA – Quando jovem, a família Pereira mudou-se para Nova Ipanema, na Zona Sul do Rio. Durante seus dias em Nova Ipanema, Jorge se chocou com um de seus vizinhos que costumava “agredir” algumas crianças em seu condomínio. Essas brigas com o vizinho levaram Jorge a buscar instruções de jiu-jitsu.
Embora Jorge não tenha encontrado uma academia de jiu-jitsu adequada nas proximidades, logo depois ele começou sua busca Marcelo Behring se mudou para este mesmo condomínio. Embora no final da adolescência, Marcelo já era um grande nome na cena de grappling do Rio de Janeiro, que mais tarde se tornaria uma figura internacional lendária. Foi Marcelo quem apresentou Pereira ao jiu-jitsu aos 15 anos, levando-o até a faixa azul.
Jorge Pereira foi criado no município de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, Brasil.
Jiu Jitsu raiz
Na época, não havia muitas competições disponíveis para praticantes de jiu-jitsu, um dos poucos era a “Liga Niteroiense de Jiu Jitsu” (LINJJI). Como as equipes não podiam inscrever mais de 2 atletas por divisão, a maioria das academias teria torneios de teste interno, muitos dos quais eram vistos como mais difíceis do que o LINJJI real, considerando o nível e o volume dos alunos dentro de academias como a Gracie Academy ou a equipe Carlson Gracie (dois dos melhores ginásios do país).
Destacamento
Jorge Pereira lutou nas provas da Gracie Academy, suas performances lhe renderam um lugar na equipe de competição de Rickson Gracie. Gracie Academy que foi escolhida para representar o próprio Rickson. Jorge começou a frequentar as classes coletivas desses competidores de elite desde quando era faixa azul, realizou treinamentos sob o comando de Rickson Gracie por muitos anos, alcançando o posto de faixa preta em 1986.
Mestre Jorge Pereira foi mestre do Mês na NFFBrasil e com uma matéria honrosa na Edição nº05 do mês Maio de 2021, confira as imagens abaixo ou acesse o Flip-Page da NFFBrasil…
Acesse a flip-page da Edição que se iniciou durante a pandemia e vem inovando. Confira!
Jorge Pereira também foi uma figura conhecida dentro do circuito vale-tudo (no-rules) durante a década de 1990. Se aposentando em 2008, aos 42 anos, devido a uma lesão no joelho e um olho cego, tanto devido às suas guerras nas gaiolas.
Guerreiro não sangra …
Ao longo dos muitos anos competindo como representante do jiu-jitsu em inúmeras lutas da NHB. Um dos momentos mais memoráveis de Pereira foi sua resposta a um repórter em 1995 após sua luta contra Alessandro Stefano (Circuito de Lutas 2). A partida ocorreu quando os cariocas do Rio de Janeiro e os paulistas estavam no auge de sua rivalidade. Embora Jorge tenha vencido a luta por nocaute técnico, ele terminou a luta com muitos solavancos, contusões e um rosto muito ensanguentado. Percebendo que Stefano havia tirado o sangue de Pereira, um repórter de SP fez uma observação cáustica “Você ganhou, mas sangrou muito, não foi?” ao que Jorge Pereira famosamente respondeu “Um guerreiro não sangra, sua honra transborda” (Traduzido de Guerreiro: não sangra, transborda ele de honra).
A mudança de país
Em 1999, após lutar contra o futuro campeão dos meio-médios do UFC Matt Hughes. Jorge Pereira decidiu se mudar para os EUA. Sua esposa havia sido oferecida um cargo no país e o casal mudou-se definitivamente para Miami, onde Jorge também ensinava jiu jitsu e estabeleceu sua academia.
O início de uma ideia
Em 2007, um empresário americano chamado Jason Atkins entrou em contato com Jorge Pereira. Fazendo uma proposta que virou o mundo da luta de cabeça para baixo. Apoiado por algumas empresas de jogo. Atkins abriu um canal on-line de eventos extremos (Tough Sports) que tinha luta de galos. E sem restrições como seu entretenimento principal. O evento do local se chamava Rio Heroes. No qual na próxima publicação falaremos do filme.
Siga nossas mídias
Facebook: @NFBrasil
Instagram: @news_fighters_brasil
Veja a coluna de lutas da NFFB!
Jorge Pereira um guerreiro celebre do MMA
Jorge Pereira um guerreiro celebre do MMA