Em 2016 foi criado uma nova inspiração artística, com imagens totalmente liberadas, dando ar ao movimento do Iguana Master
Iguana Master a arte em movimento – A Iguana Master é uma marca que surgiu através de um sonho. Na verdade veio de uma necessidade básica, do paulistano do bairro da Mooca, Reinaldo Souza Toledo, conhecido como “Bitella”. Que era trabalhar como dono de seu próprio negócio. O sonho de ser empresário, com a missão de poder ajudar as pessoas. Dando trabalho, emprego e condições de vida melhores para todos. A ideia não era só o basicamente trabalhar para mim ganhar dinheiro. O Iguana Master é um projeto de longo prazo. Incentivando pessoas a trabalharem com a gente, ganhando um bom dinheiro com a prática de ideias boas e totalmente sustentável.
O ínicio
O Iguana Master no início precisava de um nome, no qual o empresário Bitella não tinha a menor ideia do que seria, o que seria e quando seria. Na época estudavam um nome com a cara brasileira, uma marca, com um nome bem típico da “terra brasilis”, com uma mistura gringa. A ideia do que íamos começar a trabalhar então surgiu. Não queria nada de pirataria, um lance transparente, coerente, valorizando a nossa gente, a nossa terra e o nosso Brasil. Uma marca nacional que precisava se infiltrar entre as marcas gringas.
Pensamento empresarial
Pensando também no material a ser utilizado nas primeiras confecções das sandálias e na super produção chinesa, onde a mão de obra é barata entre outros produtos e serviços daquela região. Nos fez pensar sobre a utilização da borracha de nossos chinelos, sabendo do produto chinês, usamos também uma borracha extremamente brasileira, que é conhecida como banana. É difícil como não usar um material vindo daquele país, pois quase tudo é fabricado e confeccionado no país chinês e chega aqui com um custo muito baixo e com extrema qualidade de uso.
Os fatores
A Iguana Master surgiu por muitos fatores. O reflexo maior foi amor à natureza, praia, cerrado, mata atlântica, Amazônia, entre outros tipos de biomas e riquezas naturais, envolvendo o meio ambiente. E como tenho muitos amigos na praia, o amor pelo povo caiçara fez crescer o nome Iguana Master. Os seres viventes da praia, do continente em geral e das ilhas brasileiras fizeram crescer a ideia na confecção das sandálias, usando os temas da natureza de uma forma de uso das imagens liberadas para divulgação. Foi onde se deu o “xequemate”, da criação do Iguana Master.
As ideias ficaram interessantes devido ao meu gosto esportivo sendo adepto ao surf de peito, diz Bitella.
Conhecido como bodysurf onde Bitella praticou muito em sua juventude, lembra o empresário de 50 anos. Muito de praia né, eu não sou perfeito, mas sempre gostei de pegar onda de peito, o famoso jacaré, descontrai Bitella. Uma modalidade que quase não vejo muito, além de ser um pouco perigosa, a prática do Bodysurf exige treino e certos cuidados. O básico: saber nadar.
Além de ter essa habilidade com as ondas no surf de peito, o empresário arranha um violão muito bem.
Escute sua intimidade com o violão.
A logomarca
A ideia da logo era ter um animal que representasse o Brasil de uma forma “roots”, simples, de forma singela e atraente. A especificação do animal que representasse de forma local, envolvido com a nossa biodiversidade. Relacionando a nossa rica Mata Atlântica, o cerrado que vai desde o Rio Grande do Sul ao nosso querido Nordeste. Esse animal é também conhecido como calango, lagarto. Um réptil que está por quase todo o nosso território brasileiro e aí a logomarca e o nome foi escolhido por mim e por meus colaboradores.
Amor ao povo caiçara
Em relação ao povo Caiçara, o empresário Reinaldo Toledo cita seu amor ao povo de uma cultura ilibada ao artesanato, a culinária, a pesca e o seu envolvimento com a natureza, onde fascina o empresário. Reinaldo Toledo nasceu no litoral, nascido em São Paulo, sempre frequentou Bertioga durante 20 anos, na Enseada, na praia do Indaiá. Depois foram ter um apartamento na Praia Grande, por mais uns 20 anos. Cara com esses anos frequentando me sinto um nativo, um filho do mar, da praia, um filho adotivo do povo do mar.
A primeira onda da Iguana Master
E com todo esse relacionamento com o litoral Bitella, fez sua primeira e maior venda expressiva de seus produtos e estreitando seus relacionamentos com a Iguana Master em Ubatuba. Fechando com o Ubatuba Hostel Beach, onde fez um esquema de divulgação e marketing. As pessoas que compram as sandálias, utilizam dos descontos nos serviços do hostel. Facilidades de pagamentos, com passeios de escunas entre outras vantagens.
Tudo isso por indicação do por usarem o Iguana Master, onde as pessoas se perguntam. Uma simples sandália vai me dar todas essas regalias? Pois é, acredite. Tudo na base da indicação, da informação, foi assim que Iguana Master buscou seu crescimento no mercado. Já promovemos um luau lá para divulgar a nossa marca, pela primeira vez em 2016, onde foi reconhecida e bem aceita pelo público.
As estampas
A criação se baseou em várias vertentes artísticas, precisava ser feita porque senão eu ia ter um acúmulo de pensamentos e o risco de sair em nada era muito grande. Em relação às sandálias, a pesquisa de temas começou junto com a criação da Iguana Master. Tudo se baseou especificamente em relação aos animais que eram pouco trabalhados. Surgiram as primeiras estampas, de chinelos e sandálias com temas incríveis. Temas de animais em extinção, protegidos por leis ambientais entre outros temas de animais.
Depois começamos a trabalhar com imagens públicas, “royalties-free”. Imagem que poderiam ser trabalhadas sem precisar pagar o uso delas. Fizemos várias linhas de sandálias e chinelos, com máximo 10 linhas. Bitela comenta que depois deste processo todo de criação, mais tarde começou a usar as próprias imagens. Ele diz: as minhas imagens registradas, sempre têm uma foto da natureza, de um bem-te-vi, um beija-flor, uma tartaruga terrestre. E se eu estou na praia, eu tiro foto de aves, animais e muitas paisagens.
As imagens artísticas
Em nova fase de criação a Iguana Master, começou a utilizar fotos artísticas, pesquisadas na internet com alta resolução e liberadas para uso. As redes sociais ajudaram muito nas pesquisas e possibilitaram muita novidade em termos de estampas. Assim a Iguana Master teve a sacada de divulgar esse pessoal da arte. Mostrando o nascimento de nosso “slogan”, Iguana Master, a arte em movimento. Iguana Master tem imagens de artistas de todo planeta, artistas urbanos, clássicos, praianos, artistas americanos, chineses, japoneses, nigerianos, africanos, no geral da América do Sul. Por que a ideia é mostrar a arte, essa foi a ideia, após muito trabalho, entre acertos e erros. E a arte em movimento foi nascendo e agora a arte estava no pé e dando o movimento e clareza para tudo que tinha se estudado.
A Iguana Master, a arte em movimento
Também tem a ideia de trabalhar na linha “sportswear”. O futuro de um processo industrial nos espera. A sandália e o chinelo foram a base de tudo que já foi feito por nós da Iguana Master. É do pé para cima que surgiram grandes empresas como, a Nike, Puma, Adidas entre outras marcas de sucesso. Todas essas empresas já têm suas camisetas, óculos e bonés. Pensamos assim como eles pensam, por que não pudemos pensar também.
A vibe
Na verdade da arte que expressa são as pessoas colocadas para se movimentar. Como na dança, na música em tudo que sensibiliza o ser humano. A vibração é um movimento a ideia principal e refinada hoje do Iguana Master. A arte que se espalha pelo planeta.
O meio ambiente
A borracha é extraída 100% da seringueira. Trabalha com borracha certificada e simplificada pelo Inmetro, tudo passa por lá. O Brasil não produz e não aceita produtos feitos de matéria prima ilegal. A nossa borracha não vem de extração ilegal. A matéria-prima vendida para outros países acaba voltando com o produto final já confeccionado e aí utilizamos os mesmos para as nossas impressões. Isso é muito importante para a Iguana Master. Precisamos entender que nossas seringueiras precisam de um tempo de recomposição, um prazo de restituição, segundo Reinaldo Toledo.
A reciclagem
Um assunto muito importante para nós do Iguana Master, é a reciclagem e a limpeza das praias e do nosso meio ambiente. Juntamente com nossos parceiros, estamos elaborando uma ação muito importante de reciclagem. Para que a borracha jogada no meio ambiente vire chinelo ou algo ligado a borracha. “Estamos elaborando um programa para podermos recolher as Borrachas das praias, rios, matas, terrenos, oceanos e lugares de difícil acesso à limpeza da natureza. Para isso não se tornar problema de saúde pública e ambiental.
Finalizando com parceiras
A ideia do Iguana Master é ter uma boa relação com artistas e expressá-las em nossas sandálias e chinelos. Não importa se o artista trabalha com com grafite, ator, cantor lírico, atleta, rapper e empresas. Não importa a ideia de parceria, com que a pessoa possa ver, consumir a arte em movimento.
Parceiros
A ideia além do cliente final, a marca trabalha as parcerias. Para realizar as margens de descontos, promoções de indicação, eventos como lual. Como fizemos com Ubatuba Hostel Beach. Promover novas parcerias é a missão principal da Iguana Master. Somos divulgados, lembrados de forma tranquila e natural. Temos parceiros comerciais em Paraty, o barco Valente. Também uma rádio web que chama Soul Music do nosso amigo Zé Carlos sintonizando a galera sou através do seu aplicativo. O Guigo de Mogi das Cruzes que faz pranchas de surf “X-Land”. E assim por diante sendo essa a ideia de fidelizar o cliente e trabalhar o nome Iguana Master.
A Iguana Master faz campanha nas cidades do litoral e interior. Na minha página sempre coloco os meus os meus amigos, clientes e parceiros de trabalho. O sucesso dessas parcerias vem dando resultado fidelizando não somente o cliente final, também nossos parceiros. A ideia de divulgação da arte pode ser feita com a Iguana Master, é só procurar através do telefone de contato no final desta matéria e alinhar esse tipo de parceria.
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