Uma paisagem que emociona e faz refletir através da história
O Maravilhoso Monte Saint-Michel – A história do Monte Saint-Michel começa em 708. Quando o bispo de Avranches mandou construir no monte Tombe um santuário em homenagem a São Miguel Arcanjo. Após a terceira aparição do arcanjo em seus sonhos.
A visão de um touro amarrado sobre o Monte Tombe anunciou o local do santuário. Diz a lenda que durante a construção do santuário, o bispo de Avranches enviou dois cônegos para buscar as relíquias de São Miguel. E eles trouxeram um pedaço de sua capa vermelha, e um pedaço de mármore que havia sido pisado pelo arcanjo. O monte fica localizado em uma ilha rochosa na foz do rio Couesnon, no departamento da Mancha, na França, precisamente na Normandia.
No século X os monges beneditinos instalaram-se na abadia e uma pequena vila foi-se formando aos seus pés.
No período da guerra do cem anos, entre a França e a Inglaterra, foi uma fortaleza inabalável. Resistiu a todas as tentativas de invasão dos ingleses e dessa forma se tornou um símbolo nacional francês. Também serviu de prisão entre 1789 à 1863.
Em 1979 foi declarado patrimônio mundial pela Unesco e em 1987 foi declarado como monumento histórico.
A arquitetura espetacular e sua baía fizeram desse lugar ser o ponto turístico mais frequentado da Normandia. E um dos mais visitados da França com 3.500.000 visitantes por ano.
Curiosidades do Monte Saint-Michel
Um dos pontos que atraem grande parte dos turistas é que quando a maré está cheia. O monte se transforma em uma ilha e muitas pessoas antigas descreviam esse momento como a visão do paraíso.
Outras pessoas querem fazer como os antigos peregrinos. Atravessar na maré baixa e descobrir a baía do Monte Saint-Michel onde ela revela todos os seus segredos como a fauna, flora, cores e luzes. Vale lembrar que a baía pode ser perigosa por causa da área movediça, por isso é sempre necessária a condução de guias experientes.
Uma estátua de São Miguel está colocada no topo da abadia e culmina a 170 metros de altura. A Igreja da Abadia reúne diferentes estilos e a nave no estilo romanesco convive com um altar gótico .
Temos que destacar o claustro que é um jardim rodeado de colunas e arcadas, onde os monges podiam meditar. Tudo dentro do monte Saint-Michel vai remeter vocês aos tempos mais antigos da história da humanidade. E nos tempos atuais seria como se estivéssemos dentro de uma série de capa e espada.
Porém para ver toda as belezas citadas acima. É necessário passar por uma ruazinha movimentada com bares, restaurantes, lojinhas de souvenires. E subir uma escadaria com 350 degraus que levarão você até o topo.
Uma detalhe que todo o turista repara é que a medida que você estiver subindo o número de pessoas ao seu redor vai diminuindo. A sensação de paz e tranquilidade só aumenta. Isso torna a experiência inesquecível.
Abaixo um vídeo que traz mais imagens desse lugar incrível .
Na próxima semana iremos desbravar mais um destino.
Espero vocês e até lá.
Veja mais lugares com Bob na Estrada!
O Maravilhos Monte Saint-Michel
O Maravilhoso Monte Saint-Michel