A presença no bairro é considerada incomum. Orientação é que os moradores não se aproximem
Saguis são vistos em postes do Gonzaga – Os animais estavam andando nas fiações eletricas no último sábado do dia (22). Por volta das 9hs, na Rua Goiás, no Gonzaga, próximo ao Canal 3. Eles caminhavam pelos fios dos postes da rua. A cena chamou a atenção de quem passava pelo local.
A bióloga Ana Carolina Monteiro os avistou quando ia para a padaria. Ela conta que nunca havia encontrado animais dessa espécie no local.
Confira os vídeos dos flagrantes do passeio do trio de saguis.
Ana Carolina alerta que é importante a população não se aproximar dos animais, por conta da agilidade e o risco da transmissão de doenças, como raiva e febre amarela. “Meu medo é sempre da população querer pegar ou alimentar. É aí que os riscos começam a surgir. A gente também pode transmitir doenças para eles”.
A moradora ligou para a Polícia Ambiental e recebeu a informação que seria difícil de capturar e realizar a soltura em um lugar mais seguro, por conta da agressividade dos animais, que costumam subir em árvores e postes. A orientação é deixar que eles sigam o próprio caminho.
Os saguis encontrados são da espécie Callithrix jacchus. Conhecidos também como sagui-de-tufos-brancos. Eles têm origem na região Nordeste. Também encontrados no Norte e Sudeste. No bairro do Gonzaga não é comum o surgimento de saguis.
Hipótese
David Bloq comenta que na Vila Belmiro, mais precisamente no colégio Primo Ferreira, tinha 3 saguis, que ficavam andando entre as árvores e fios de eletricidade, devido a pandemia as escolas estão fechadas, podendo ter ido procurar comida no Gonzaga. Sempre há uma tentativa de resgatar os animais por populares, mas antes de qualquer ajuda ligue para a Secretaria do Meio Ambiente de Santos no telefone (13) 3226-8080.
Saguis são vistos em postes do Gonzaga