Instituto de Biologia Marinha Bióicos focado na transformação em revista
Bióicos
O Instituto de Biologia Marinha Bióicos é focado na transformação de pessoas por meio da educação e da divulgação das Ciências Marinhas, para conservação dos oceanos (desde 2007 como Projeto Bióicos, e hoje como Instituto de Biologia Marinha Bióicos). Visamos ao desenvolvimento social, ao respeito ambiental e à viabilidade econômica. Está localizado na cidade de Ubatuba, Estado de São Paulo, Brasil. E é um sonho que se tornou real na democratização da ciência e também no aprimoramento educacional.
Revista Biologia Marinha
O Instituto publica uma revista online totalmente gratuita, Revista Biologia Marinha, e dissemina divulgação científica nas redes sociais, vídeoaulas gratuitas no YouTube e no Instagram, entre outras ações voluntárias. Desta forma, o Instituto Bióicos tornou-se um dos maiores portais de Biologia Marinha na Língua Portuguesa. Além disso, atua como uma plataforma de empresas startups ligadas à educação e à área ambiental que compartilham das mesmas filosofia e missão.
Prof. Dr. Douglas F. Peiró
O Instituto é liderado pelo Prof. Dr. Douglas F. Peiró (Diretor Geral), biólogo marinho, com reconhecimento pelos seus esforços na área. Possui pós-doutorado pela Université de Poitiers na França, doutorado e mestrado em Biologia Comparada de animais marinhos pela Universidade de São Paulo, com doutorado sanduíche na University of Louisiana em Lafayette nos EUA. Especialização em processos de ensino e aprendizagem em Biologia Marinha, bacharelado e licenciatura em Biologia. Professor Douglas tem mais de doze anos de experiência em Biologia Marinha e ensino em nível superior, é o responsável geral pelos conteúdos escritos e de produção de imagem e som do Instituto. Todo seu conhecimento e experiência têm liderado seu time a aumentar a educação sobre os oceanos no Brasil (e na Língua Portuguesa). O Instituto conta com uma equipe muito competente de colaboradores, cientistas do mar, educadores e estudantes engajados e talentosos, além de serem apaixonados pela cultura oceânica.
Todo o conteúdo está disponível gratuitamente em nosso Portal da Biologia Marinha e em nossas redes sociais!
Documentários curtas-metragens e vídeoaulas: documentários sobre a vida marinha e sobre conteúdos referentes às expedições e visitas técnicas em reservas ambientais marinhas, aquários, institutos de conservação da vida marinha, ecossistemas marinhos e costeiros. As vídeoaulas apresentarão conteúdos sobre tema marinhos, geralmente filmados na cidade de Ubatuba. Você pode acessar nosso canal aqui: Biologia Marinha Bióicos.
Fotografias de organismos e ecossistemas marinhos
Nessas produções inserimos informações sucintas e importantes sobre o tema abordado, de forma educativa para o melhor aprendizado. O acesso a esse conteúdo se dá pelos nossos perfis Facebook, Instagram e Twitter.
Podcast – atualmente possuímos dois quadros:
- ‘Artigos da Revista Biologia Marinha’ apresentados no formato de discussão. Neste quadro, transformamos os nossos artigos já publicados na Revista em conteúdo de áudio, com uma leitura natural e com a intenção de possibilitar o acesso à informação em um formato alternativo; além disso, é uma maneira de oferecer acessibilidade às pessoas cegas ou com deficiência visual.
- ‘Entrevista com o especialista’. Neste quadro temos espaço para discussões, mesas redondas e bate-papos, uma série de perguntas e discussões relevantes sobre a área de conhecimento dos entrevistados.
Acesse o nosso Site
- Publicação de artigos na Revista Biologia Marinha de Divulgação Científica: elaborados em textos de fácil entendimento sobre diversos temas das ciências marinhas. Esses artigos são escritos em uma linguagem acessível a todos, especialmente para não especialistas da área. Já publicamos mais de 70 artigos em nosso portal, em cinco volumes da Revista que podem ser adquiridos gratuitamente pelo nosso site https://www.bioicos.org.br/revistabiologiamarinha
- Utilização do ambiente cênico de Ubatuba: a cidade de Ubatuba possui uma exuberante paisagem, com mais de uma centena de praias, mais de 10 ilhas, parques estaduais com áreas preservadas de Mata Atlântica e a presença da Serra do Mar. Isso é uma vantagem na produção dos nossos conteúdos, pois os torna mais cênicos e didáticos.
Bióicos: Instituto de Biologia Marinha