De Santos a Ubatuba, veja alguns lugares para curtir durante sua viagem
Onde comer no litoral? — Só para ilustrar, confira abaixo sugestões de lugares bacanas para conhecer na Baixada Santista e Litoral Norte. Sobretudo, sua família experimentará o melhor da cozinha caiçara. O tempero nativo, assim também, o clima e os seus ares marítimos convidam a provar o que tem de melhor para o seu paladar.
Restaurantes
■ Baixada Santista:
Inegavelmente os discos de massa fina e crocante, assados em forno a lenha, renderam à Piccola Forneria Pizzeria, em Santos, o título de melhor da categoria. Antes de mais nada, são sessenta opções de cobertura, entre elas molho de tomate fresco, com abobrinha grelhada, mussarela de búfala e azeitonas pretas.
Quem quiser se esbaldar de frutos-do-mar, portanto, encontra a matriz do Rufino’s Restaurant, na Praia da Enseada (Guarujá). Surpreendentemente a estrela do cardápio é o peixe fresco, assado inteiro na companhia de cebola, tomate, pimentão vermelho, batata, e o azeite extra virgem com vinho branco e alecrim fresco.
■ Litoral Norte:
Inegavelmente a construção que abriga o Manacá, em Camburizinho (São Sebastião), está entre as mais agradáveis do litoral, eleito o melhor restaurante de frutos-do-mar. Serve pratos requintados em ambiente descontraído, sobretudo, são exemplos o robalo em papillote de folha de bananeira com farofa de camarão, banana e alcaparra. E por certo, os camarões salteados com redução de tangerina mais musseline de batata e raiz-forte.
O Restaurante ÍNDIA DAS OSTRAS, portanto, é indicação Litoral na Mídia, o restaurante fica localizado na Rodovia Rio Santos km 205 na praia de Itaguaré, situado na cidade de Bertioga. Contudo, atua na área gastronômica desde 1.994, fundado por sua proprietária Francisca Marta de Jesus, conhecida popularmente como Índia por ter sua descendência indígena. Por outro lado, gerenciada pelo seu filho Rafael que recomenda o prato da casa: o Peixe grelhado com molho de camarão-rosa.
Na Ilhabela, o contemporâneo Marakuthai, com filial em São Paulo, sobretudo desponta como o restaurante mais badalado da região. A jovem chef Renata Vanzetto, dessa forma, apresenta receitas criativas com inspiração tailandesa. Por exemplo, o camarão puxado no alho com abóbora assada, açúcar mascavo e requeijão, acompanhado de arroz de jasmim e crocante de mandioquinha.
Bares
■ Baixada Santista :
Aberto em outubro, o Dusk Lounge & Bar, em Santos, analogamente, foi a revelação do ano. De decoração elegante, divide-se entre o deque de madeira, sob o mesmo ponto de vista, o salão principal e o agradável lounge com sofás. No entanto, peça o camarão-rosa ao molho de ostra, para acompanhar cervejas como a Erdinger (500 mililitros) e a Duff (long neck).
■ Litoral Norte:
Com seus amplos bangalôs, espreguiçadeiras confortáveis, spa, saunas e piscinas, de acordo com, o DPNY Beach Club, em Ilhabela, segue a linha luxuosa do hotel em que está instalado. Dessa maneira, em espaços coloridos, onde é possível solicitar porções como dúzias de ostras frescas. Vindas diretamente de Florianópolis. Só para ilustrar, tem uma sangria que mistura espumante, frutas vermelhas tropicais em uma jarra de 2 litros. Desfrutar tudo isso, porém, tem um certo custo a consultar. Com direito a um valor de consumação.
Comidinhas
■ Baixada Santista :
Diariamente, há 28 tipos de sorvete dispostos nas cubas da Royal. Uma modesta loja no bairro santista de José Menino. Entre os sabores preferidos da clientela estão os de brigadeiro, pistache e nozes. No calor, fazem sucesso nas versões mais refrescantes. Nos sabores como abacaxi, limão, maracujá e açaí. Com cobertura à vontade no seu gelado.
■ Litoral Norte:
Com quatro lojas no Litoral Norte, a Pistache Gelateria. Elabora cinquenta versões de sorvete à moda italiana. Preparados com frutas frescas e bases importadas. A primeira loja em Ubatuba, na Avenida Iperoig. Onde ainda centraliza toda a produção. Chocolate com laranja, chocolate belga e gengibre figuram entre os sabores mais pedidos.