Animal marinho foi socorrido por moradores que acionaram o Gremar para o resgate
Tartaruga encalha na Prainha Branca em Guarujá, neste último sábado, 23, e foi socorrida por moradores. Segundo informações, o animal estava na água do mar, com dificuldade de locomoção. Um morador retirou a tartaruga do mar, notou ferimentos nas barbatanas e pescoço, além de fragilidade, e acionou o Instituto Gremar, responsável pelo resgate de animais marinhos na região.
Técnicos foram ao local e identificaram a tartaruga como sendo da espécie Chelania mydas, conhecida como tartaruga verde, podendo chegar a 1,70 metros quando adulto. O animal é jovem, não tem nem 10 anos e está com um tumor papiloma na barbatana direita e uma bicada no pescoço.
Os veterinários recolheram a tartaruga para reabilitação e afirmaram que pode demorar meses até a recuperação total.
GREMAR
A ação é mais um resultado do PMP-BS, atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120. Para mais informações, acesse Bacia de Santos.
Tartaruga encalha na Prainha Branca…