Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene!
Espírito de Deus com Amós 5:24 — Sobretudo o Profeta Amós foi um homem levantado por Deus para profetizar sobre o juízo divino que seria derramado devido à infidelidade do povo. Portanto, Amós é também o autor do livro do Antigo Testamento que leva seu nome. Porém, nesse texto conheceremos quem foi Amós na Bíblia.
Ademais, profeta Amós era de Tecoa, uma aldeia situada a aproximadamente 16 km ao sul de Jerusalém, 9 km de Belém e 20 km a oeste do Mar Morto. Surpreendentemente, o nome Amós significa “carregador de fardos”, do hebraico ‘amos. Conheça mais sobre Amós!
O que quer dizer em Amos 5 24?
Ele destaca que o coração de Deus anseia pela justiça fluindo como um rio e pela retidão como um ribeiro perene. Sobretudo, a verdadeira adoração é inseparável da prática da justiça e da retidão, demonstrando o caráter e a vontade de Deus em nossas vidas. Logo que, Amós 5:21-24 nos convida a avaliar nossa própria adoração e devoção a Deus.
Reordenando Nossas Prioridades
Contudo, as tribos do norte de Israel, nos tempos de Amós, pareciam estar fazendo tudo certo. Logo após, eles ofereciam sacrifícios a Deus e eram precisos em suas observações religiosas. No entanto, o livro de Amós foi escrito como um aviso para eles, um aviso sobre a destruição que viria sobre eles caso se recusassem a mudar.
Por quê?
Porque negligenciaram o que realmente significa amar e adorar a Deus com sinceridade de coração.
Desviados
Enquanto realizavam muitas das coisas “certas”, foi o que eles deixaram de fazer que trouxe a ira de Deus. Eles, portanto, falharam em cuidar do pobre e do necessitado. Desviaram os olhos da justiça. Muitos se voltaram aos ídolos, orando a eles em busca de ajuda.
Possibilidades
Por meio de Amós, Deus disse ao povo de Israel que é tão importante ser justo por dentro quanto por fora. Contudo, não podemos dizer que amamos a Deus e aos outros se falharmos em auxiliar as pessoas dentro das nossas possibilidades.
Conexão em Tiago
Assim como Tiago 1:27 nos diz, a verdadeira religião inclui auxiliar os órfãos, as viúvas e os necessitados. Tiago escreve que a fé sem obras é uma fé morta (Tiago 2:26). Em resumo, a fé consiste tanto em crer em Deus quanto em fazer as coisas que Ele nos ordená.
Medite
Portanto, separe algum tempo para pensar sobre sua própria vida: quanto tempo você prioriza em sua própria espiritualidade, e quanto tempo prioriza para servir os outros?
Caridade
De que maneiras você pode começar a servir em sua igreja, bairro ou escola para ajudar aqueles que precisam? Todas essas são maneiras pelas quais nossa fé se torna completa em Cristo à medida que O seguimos.
Sobretudo, Tiago ainda enfatiza que Deus conhece suas obras desde a eternidade. Tudo emana do plano de salvação do Senhor e se submete à maravilhosa deliberação do Onipotente. Não há limite para a nossa gratidão e o nosso louvor por sermos incluídos nesse maravilhoso plano. Por essa razão também não estamos sujeitos às leis da aliança do Sinai que Deus celebrou com Israel. Fomos chamados para uma lei mais elevada e perfeita: a lei de Cristo.
Provérbios 25:9
Afinal, tu acabou de ler o “Espírito de Deus com Amós 5:24“, reflita, faça o seu melhor e seja abençoado com as coisas de Deus.
Conheça a coluna Espírito de Deus na sua palavra…
Google do Espírito Santo de Deus com Amós!